quinta-feira, 13 de maio de 2010

AIDS na década de 80.

Um quarto de século se passou desde a detecção de uma nova doença em 1981, nos Estados Unidos: a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ou simplesmente AIDS. Mas desde os anos 20 e 30 do século passado o mundo se confrontava com os primeiros sinais de um vírus símio que saltava a barreira das espécies, passando a afetar os humanos.
Cronologia de eventos importantes na história da epidemia de AIDS a partir dos anos 80:

- 1981: em 5 de junho, o Centro de Controle de Doenças CDC (Centers for Disease Control) de Atlanta (sul dos Estados Unidos) revela, em seu boletim semanal, o diagnóstico em cinco homossexuais de uma forma rara de pneumonia que normalmente afeta pacientes imunodeprimidos, e que dois deles morreram deste mal.
Em julho, o CDC anuncia a detecção de Sarcoma de Kaposi, um câncer raro que normalmente afeta idosos, em 26 homossexuais (dos quais oito morreram) e dez novos casos de pneumonia, o que alerta as autoridades americanas para o aparecimento de uma nova doença. Retrospectivamente, outros casos seriam registrados em 1959 e 1978.
- 1982: (Julho) a nova doença é batizada com o nome de AIDS, sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
(Dezembro) Um bebê de 20 meses morre de uma infecção relacionada com a AIDS depois de uma transfusão de sangue, dando o primeiro indício de que a doença poderia ser transmitida por outras vias, além das relações homossexuais.
- 1983: (Maio) Cientistas do Instituto Pasteur, na França, chefiados por Luc Montagnier, isolam o vírus que invade os leucócitos, provocando a AIDS. Eles denominam o agente causador da doença como LAV (siga em inglês para Lympadenopathy-associated virus). Os primeiros sinais, encontrados em homens africanos na Europa, mostram que heterossexuais também podem ser infectados, gerando uma ansiedade generalizada.
(Novembro) A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece uma vigilância global. O número conhecido de casos de AIDS (só nos Estados Unidos) é de 3.064 até o fim do ano. São registrados os primeiros casos de AIDS no Brasil. Em São Paulo é implantado o primeiro programa oficial de controle da doença, ao qual se segue o programa no estado do Rio de Janeiro e o Programa de aids na Divisão de Dermatologia Sanitária.
Obs.: Como vemos o primeiro caso de AIDS no Brasil se dá em novembro de 1983.
- 1984: o cientista americano Robert Gallo anuncia ter isolado o vírus, o qual batizou de HTLV-III, mas fica claro que o agente é o mesmo do LAV, identificado um ano antes, na França.
- 1985: os primeiros testes comerciais com o vírus da AIDS ajudam a livrar os bancos de sangue contaminado. Celebra-se a primeira Conferência Internacional sobre AIDS, em Atlanta. O ator de Hollywood Rock Hudson é a primeira personalidade a morrer de AIDS. Os casos da doença agora aparecem em todas as regiões do mundo. É identificado o primeiro caso na China.
- 1986: o agente causador da AIDS passa a ser oficialmente denominado vírus da imunodeficiência humana (HIV). No Brasil é criado o Programa Nacional de DST (doenças sexualmente transmissíveis) e AIDS.
- 1987: a primeira droga anti-HIV, a Zidovudina (AZT), é aprovada depois que testes demonstraram sua eficácia na redução, mas não na cura, da progressão do vírus. O AZT pertence a uma classe de medicamentos denominada inibidor da transcriptase reversa, que impede a replicação do vírus. O presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda, anuncia que seu filho morreu de AIDS, um marco na campanha contra o estigma que ronda a doença na África. O presidente americano, Ronald Reagan, que foi acusado de ter negligenciado a AIDS, faz um discurso no qual descreve a doença como "inimigo público nº1".
- 1988: a Organização Mundial da Saúde institui o 1º de dezembro como o Dia Internacional de Combate à AIDS. A data torna-se um marco para a mobilização, a conscientização e a prevenção da doença no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário